O que é Aromaterapia?

“Aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física. O termo “Aromaterapia”  faz parte de um ramo da Fitoterapia.

É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.

A Aromaterapia potencializa especialmente o sentido do olfato, assim como a musicoterapia mostra a influência que existe entre uma melodia e o estado de humor, do mesmo modo, um aroma pode influenciar a maneira como as pessoas se sentem graças ao odor experimentando de determinada sensação. Essa terapia também pode ser saudável para melhorar a vitalidade e prevenir o cansaço físico e mental acumulado.

Faz parte das terapias holística,  como uma terapia integrativa,  por atuar nos sistemas físicos, nas emoções e na mente, promovendo a saúde física e o bem estar. Tornou-se um recurso natural muito utilizado na área da cosmética, estética facial, corporal e higiene pessoal.

A Aromaterapia  proporciona a sensação de bem-estar, tanto físico quanto psicológico, com a utilização de óleos essenciais. Ela mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos.

Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém. Sendo assim, é possível que uma pessoa triste ou desanimada fique um pouco mais alegre ou que alguém agressivo sinta-se calmo e relaxado ao sentir o cheiro de óleos específicos para esse estado mental.

A terapia que trabalha por meio de aromas é praticada desde o Egito antigo por diversos povos. No entanto, é importante não confundir óleos essenciais com essências – que não possuem qualquer tipo de efeito. Os óleos essenciais são feitos a partir de plantas medicinais e possuem efeitos terapêuticos, já estudados e comprovados pela ciência.

A Aromaterapia pode ser utilizada todas as vezes que a pessoa sentir necessidade de buscar algum tipo de efeito terapêutico para sua vida. O ideal é lançar mão dos óleos que têm mais a ver com seu momento ou ambiente no qual se encontra. Cada um oferece uma propriedade diferente e faz sentir várias sensações.

Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidas pelas plantas para sua proteção e reprodução. Podemos encontrá-los nas folhas, flores, cascas de fruto, galhos, raízes, sementes e troncos.  Os óleos essenciais são considerados a alma e a essência da planta, e são utilizados há muito tempo por suas excelentes propriedades. São altamente concentrados e muito complexos, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo.

A Aromaterapia pode melhorar a saúde e também a beleza física. Ela melhora o bem-estar físico ao melhorar os níveis de relaxamento pessoal, além de melhor a concentração, a atenção da mente e o pensamento positivo.

Como uma forma de medicina complementar ou terapia integrativa,  a aromaterapia está ganhando impulso. Usada em aplicações variadas é utilizada para alívio da dor, no mal estar, melhora o humor e também as funções cognitivas.

Há um grande número de óleos essenciais disponíveis, cada um com as suas próprias propriedades terapêuticas.

Agende uma consulta para avaliarmos como esta terapia milenar poderá auxiliar e potencializar sua melhora física e emocional.

Fonte: portal.instituto.org