A importância do Perdão
Sofro porque que alguém me magoou, ou porque não consigo perdoar?
Perdoar é conseguir se livrar das correntes que o sentimento de mágoa impõe….
Afinal, viver com uma mágoa ou raiva inesgotável é o mesmo que estar aprisionado. Isso vale tanto em relação ao outro quanto a nós mesmos.
Uma verdadeira prisão e obsessão
Primeiramente devemos ressaltar que perdoar não é esquecer. O perdão não significa que vamos esquecer o que aconteceu, mas irá mudar nosso sentimento em relação aquele acontecimento. As vezes não conseguimos da primeira vez, logo de cara, mas o importante é entender que aquele sentimento pesado que estou carregando comigo faz muito, mas muito mal para minhas células e meu organismos. Afinal se meu cérebro está ligado a todas as células do meu corpo, logo tudo que sinto de bom ou ruim, será transmitido para todo meu corpo.
Porque temos que perdoar?
Quando perdoamos conseguimos nos LIBERTAR.
Conseguimos tirar de nossa vida todo aquele sentimento negativo de mágoa, raiva, revolta que desequilibra todo meu EU, toda minhas energias, toda minha saúde mental, emocional e com o tempo minha saúde física também.
Ocorre uma verdadeira libertação mental e emocional.
Tiramos da nossa vida uma bagagem que não é nossa.
Nossa vida volta a caminhar mais leve, mais feliz, somos dono de nossa vida novamente, não ficamos mais dependendo de sentimentos externos para sermos felizes.
Somos felizes porque nós somos, não porque os outros decidem se vamos ser ou não.
Já pensaram nisso? Quando não perdoamos deixamos algo ou alguém decidir nossa felicidade. Faz sentido pra vocês?
Se quando lembrarmos do acontecido nos sentimos magoados, raivosos e com sentimentos de vingança é porque ainda não conseguimos perdoar. Tudo bem, faz parte. É um processo.
Agora se quando lembrarmos do acontecimento ou da pessoa e ficamos um pouco chateados, tristes mas ficamos bem, passa rápido, isso significa que estamos no caminho certo, no caminho da libertação emocional.
Perdoar não é esquecimento, isso é amnésia.
O ato de perdoar, não significa que temos que sentir os mesmos sentimentos amizade, carinho e consideração por aquela pessoa. Isso só o tempo é que capaz de trazer de volta.
O movimento do perdão não nos faz esquecer totalmente e rápido tudo o que aconteceu, pois temos em nosso EU um mecanismo de proteção que utiliza de nossa memória para não sermos magoados novamente com a mesma intensidade.
Existe alguma técnica pra isso?
Aceitação
Aceitação de que todos nós somos limitados, (alguns mais outros menos) e portanto, falhar faz parte de nossas vidas;
Aceitar que errar é humano e até nossos heróis erram;
Aceitar que as vezes levantamos expectativas sobre pessoas que nunca nos prometeram nada;
Aceitar que alguns de nós temos a dificuldade de ver nossos defeitos;
Aceitar que todos nós temos dias mais difíceis, dias em que não estamos e nem somos tão legais;
Aceitar que, as vezes, temos tendência de culpar o outro, a vida, meu destino, “sou um mártir por isso tenho que passar ser pisada”, chegando alguns até ao absurdo de se comparar com Cristo (sou crucificado pelo mundo);
Aceitar que muitas vezes o outro não vai te pedir perdão, e nem vai se arrepender do que fez, aliás, as vezes ele nem vai entender o que te fez. Mas se mesmo assim você e somente você decidir perdoar é a você que estará ajudando a se livrar disso tudo, a olhar pra frente;
Aceitar que o perdão é difícil, e que se você não consegue de primeira, não significa que é inferior, de forma alguma, a consciência é o primeiro passo para a libertação, se você já esta consciente e tentando isso já uma primeira vitória.
Quando trabalhamos a aceitação já estaremos dando um grande e lindo passo.
O próximo passo seria o perdão propriamente dito.
O perdão não significa que vamos esquecer totalmente o que nos aconteceu, mas vai mudar como nos sentimos em relação a esse acontecimento.
Esse é nosso objetivo, isso é que devemos buscar em primeiro lugar.
O Floral e o Reiki ajudam no processo do perdão?
Eles auxiliam em muito no processo de perdão. Como?
A mágoa e o ressentimento tem vibrações muito densas, e isso causa um desequilíbrio energético a principio no chakra cardíaco, e depois vai desalinhando os demais chakra. O Floral e a energia Reiki age limpando e equilibrando esse chakra e os demais que estiverem desalinhado.
Através de flores e da energia Reiki, podemos auxiliar a pessoa a dar um primeiro passo, um empurrãozinho para que ela e somente ela decida o que quer fazer com seus sentimento pesado.
As terapias holística, num geral, buscam sempre a cura de dentro para fora, ou seja, sempre é o SER que vai curar a si mesmo.
As vezes adoecemos porque não conseguimos entender nem mesmo nossos sentimentos, e quando buscamos uma espiritualização, um cura interna, enxergamos a nós como realmente somos, e provavelmente as soluções vão ficando ,mais simples.
Namastê