Autoestima
Significado 1: qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.
Significado 2: pode ser também uma pessoa com uma personalidade mais otimista, feliz, que esta mais confiante de certa realização, motivação, disposição do eu, senso psicológico ativo.
Diante destas explicações do seu real significado, vemos sua importância para podermos sobreviver no atual mundo que vivemos, e a importância de termos ela na dose certa.
Nem tão elevada e muito menos baixa.
Uma pessoa com a autoestima muito elevada corre o risco de se passar por arrogante, metida, orgulhosa, pode até se achar no direito de humilhar os demais, se achar superior nesse mundo, se sente o dono da verdade e chega até a pensar que as pessoas que estão ao seu redor devem agradecer a Deus sua presença em suas vidas.
Em contra partida, uma pessoa com a autoestima muito baixa, se sente insignificante, insegura, não consegue expor e nem defender suas ideias, não acredita em seu potencial, pensa que os demais não aprovam seu modo de ser, de vestir e de levar a vida. As vezes até pode se sentir uma pessoa coitada, digna de dó, totalmente sozinha e fora deste mundo.
São duas pessoas totalmente opostas, mas com uma única coisa em comum, as duas são solitárias, pois ninguém aguenta conviver com esses dois tipos de personalidade por muito tempo. É difícil para todos.
A solução sempre é o equilíbrio das duas partes. Os dois extremos não devem existir em nossas vidas, mas o bom senso sim.
A autoestima nos move para a vida, ela nos impulsiona para sabermos quem somos e qual nossa capacidade, e também nos dá o discernimento de até onde podemos chegar, a nos posicionar sem ultrapassar o respeito com os que nos cercam.
Autoestima saudável acontece quando nos aceitamos como somos, com nossos limites e nossas capacidades e até com nossos defeitos.
Nos dias de hoje onde a internet e as redes sociais tomam conta da vida das pessoas, parece que começou a existir uma exigência de ser aceita por todos, ser vangloriada, exaltada. Os likes hoje são mais importantes para algumas pessoas do que sua própria vida real. E quando não consegue esses likes, a vida acaba, a autoestima cai, a solidão se instala e assim começa os momentos depressivos que se não forem corrigidos rapidamente poderá se instalar a depressão.
Mas existe uma fórmula mágica para sair desse ciclo de tristeza e desânimo?
No pouco que sei da vida, e dentro de minha modesta opinião e experiência, devemos primeiramente se abrir para o AMOR e GRATIDÃO, em todos os sentidos.
- Amor : o amor mais fácil, aquele que está de graça, ame a você, do como como você é; ame a natureza, como as flores os animais. Amar tudo que está ao seu redor, sem cobrança e sem esperar retorno. Ame por que simplesmente ama.
- Gratidão: gratidão é o sentimento que mais consegue quebrar o ciclo de tristeza. Gratidão pelo dom da vida, pelo céu, por vc, por sua família, gratidão por toda proteção que Deus nos dá diariamente, pela oportunidade de crescimento espiritual sobre nossas vidas.
“CORAÇÃO SEM AMOR E GRATIDÃO É IGUAL A TERRA SECA, NÃO ADIANTA SEMEAR, POIS NÃO VAI BROTAR NADA.”
Conseguindo esse pequeno despertar, podemos então começar a Amar ao próximo, aceitar o outro como ele é, aceitar o convite da vida e dos amigos, passear sozinha ou com alguém, interiorizar que o mais importante é qualidade e não quantidade. Esquecer um pouco as pessoas que nos incomodam, se afastar se for necessário, dar um tempo, se abastecer de energia, alegria, luz da vida.
É claro que não é fácil assim, algumas pessoas precisam de ajuda para começar a trilhar esse caminho. Essa ajuda pode vim através de religião, médicos, gurus, meditação ou de profissionais terapêuticos que conseguem dar um “empurrão” para que isso aconteça mais rápido.
De várias terapias que existem, a terapia com florais (a que eu trabalho) ajudam muito nesse momento. Ajudam a dar o primeiro passo, a limpar as energias pesadas que por algum motivo a gente não consegue se livrar. Através das essências das flores podemos despertar toda essa autoestima que está adormecida dentro de nós, ou até mesmo, equilibrar a autoestima que está demais em nossas vidas. Somos humanos, não somos perfeitos, e aceitar o fato de que precisamos de ajuda já será muito importante.
A travessia é difícil, depende de cada um, pois cada um de tem a nossa história, o seu momento, mas o mais importante é darmos o primeiro passo, se olhar no espelho e dizer:
“Quero viver o que a vida tem de melhor para mim”
Agende uma consulta.